quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Torneio de Praga: Ana Hormigo e Yahima Ramirez presentes com mais 4 judocas portuguesas

As judocas portuguesas Ana Hormigo e Yahima Ramirez (que estiveram presentes nos Jogos Olímpicos) irão participar no Torneio de Praga, última prova da Taça do Mundo antes dos Campeonatos Europeus de Tibilissi (Geórgia).

Além destas duas conceituadas atletas (e favoritas às medalhas), estarão na capital da Rep. Checa mais 4 portuguesas: Ana Cachola (-63 Kg), Leandra Freitas (-48 Kg), Joana Ramos e Joana Cesário (ambas em -57 kg).

Nuno Delgado, ex-judoca e actual seleccionador nacional feminino, referiu que "a Hormigo e a Yahima são as apostas mais fortes, mas a Cachola também nos poderá dar uma alegria. E quando falo em alegrias, não estou só a falar de medalhas, pois para nós também existem outros resultados, que são igualmente importantes".

Apesar do optimismo, a tarefa das judocas não será nada fácil e os últimos resultados não têm sido famosos.

Ana Hormigo teve um 2008 para esquecer: a judoca albicastrense foi eliminada na 1ª Ronda dos Torneios de Sófia (Bulgária) e Paris (França), e não foi além de um decepcionante 7º lugar nos Jogos Olímpicos. Já Yamiha Ramirez teve um desempenho excelente (5ª) no Grand Slam de Paris, mas depois não conseguiu manter o nível, e acabou algumas provas abaixo do 15º lugar, como foi o caso dos Jogos Olímpicos.

No mesmo fim-de-semana acontece o Open de Varsóvia (apenas na categoria de masculinos). O seleccionador Michel Almeida convocou 11 atletas, deixando de fora os conceituados João Pina e João Neto.

Na capital polaca, Portugal será representado por Pedro Jacinto, João Santana e Nuno Carvalho (em -60 Kg), Tiago Lopes, Diogo César, Rui Coelho e Philippe Reis (-66 Kg), Diogo Lima (-81 Kg), Hugo Silva (-90 Kg) e António Silva e João Taveira (ambos em -100 Kg).


Jornalista: João Miguel Pereira

terça-feira, fevereiro 24, 2009

Judocas portugueses iniciam estágio na Ilha de São Jorge

Os judocas portugueses Nuno Carvalho, Miguel Medeiros, Pedro Medeiros, Pedro Borges e Pedro Godinho, entre outros, começam amanhã um estágio que irá decorrer na Escola Básica/Secundária das Velas, em São Jorge (Açores).

Estes treinos irão servir de preparação para os próximos compromissos nacionais e internacionais, nomeadamente o Campeonato Regional dos Açores e o Open de Varsóvia (Polónia).

O Estágio será organizado pela Associação de Judo do Arquipélago dos Açores (AJAA), e terá como orientador o Prof. Nelson Trindade, treinador do Clube de Judo do Pragal.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: O Jogo

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Torneio de Hamburgo: Judo português consegue duas medalhas

O judo português escreveu mais uma página de ouro da modalidade, ao conquistar duas medalhas no recente Torneio de Hamburgo (Alemanha).

Os primeiros a entrar em acção foram Leandra Freitas (-48 Kg), Pedro Jacinto (-60 Kg) e Telma Monteiro (-57 Kg). Os ex-juniores foram eliminados logo na 1ª Ronda, mas a excelente atleta do Benfica não deu hipóteses à concorrência e arrecadou a medalha de Ouro, vencendo na Final a chinesa Zhu Guirong por duplo wasari.

No Domingo foi a vez de Yahima Ramirez (-78 kg), Diogo Lima e João Neto (ambos na categoria de -81kg). Se Ramirez e Lima não ultrapassaram a eliminatória inaugural, já João Neto venceu a concorrência até à Final, perdendo o combate decisivo com o russo Sirazhudin Magomedov por ippon.

Em declarações ao jornal Record, Luis Monteiro, director-técnico nacional, referiu que "estes resultados são um bom indicador para o Europeu da Geórgia. Estamos a fazer uma excelente preparação e penso que vão ser uns campeonatos de alto nível para o judo nacional".

As próximas provas serão o Torneio de Praga (Femininos) e o Open de Varsóvia (Masculinos), que servem de preparação e apuramento para o Europeu da Geórgia, que se disputa entre 23 e 26 de Abril, em Tiblissi.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: Infordesporto