
Nuno Delgado, ex-judoca e actual seleccionador nacional feminino, referiu que "a Hormigo e a Yahima são as apostas mais fortes, mas a Cachola também nos poderá dar uma alegria. E quando falo em alegrias, não estou só a falar de medalhas, pois para nós também existem outros resultados, que são igualmente importantes".
Apesar do optimismo, a tarefa das judocas não será nada fácil e os últimos resultados não têm sido famosos.
Ana Hormigo teve um 2008 para esquecer: a judoca albicastrense foi eliminada na 1ª Ronda dos Torneios de Sófia (Bulgária) e Paris (França), e não foi além de um decepcionante 7º lugar nos Jogos Olímpicos. Já Yamiha Ramirez teve um desempenho excelente (5ª) no Grand Slam de Paris, mas depois não conseguiu manter o nível, e acabou algumas provas abaixo do 15º lugar, como foi o caso dos Jogos Olímpicos.
No mesmo fim-de-semana acontece o Open de Varsóvia (apenas na categoria de masculinos). O seleccionador Michel Almeida convocou 11 atletas, deixando de fora os conceituados João Pina e João Neto.
Na capital polaca, Portugal será representado por Pedro Jacinto, João Santana e Nuno Carvalho (em -60 Kg), Tiago Lopes, Diogo César, Rui Coelho e Philippe Reis (-66 Kg), Diogo Lima (-81 Kg), Hugo Silva (-90 Kg) e António Silva e João Taveira (ambos em -100 Kg).
Jornalista: João Miguel Pereira