domingo, setembro 16, 2007

Telma Monteiro vence medalha de Prata no Campeonato do Mundo Rio'2007

Telma Monteiro conseguiu o melhor resultado de sempre de Portugal num Campeonato do Mundo ao vencer, esta manhã, a Medalha de Prata.

Esta é a segunda medalha da jovem judoca num Mundial; há dois anos no Cairo (Egipto) tinha conquistado a Medalha de Bronze.

A portuguesa era a favorita, mas a dois minutos do fim, a chinesa Junjie Shi acabou por conquistar um Koka e geriu essa vantagem até ao final do combate, anulando o Yuko que a judoca do Benfica tinha conseguido logo nos minutos iniciais. Nos segundos finais, as duas atletas tentaram uma Projecção (Yippon), que lhes daria a vitória automáticamente, mas nenhuma delas conseguiu aplicar esse golpe na adversária.

Além de ser a favorita, Telma não conseguiu aproveitar outra "vantagem"; todo o público puxava pela portuguesa, apesar de esta ter eliminado, nas Meias-Finais, a brasileira Erika Miranda.

A benfiquista já afirmou que quer uma desforra, e essa pode acontecer já no próximo ano, durante os Jogos Olímpicos, visto que as duas judocas, após a conquista das medalhas, garantiram automáticamente o apuramento.

Até à Final, Telma eliminou a bielorussa Maryna Zharskaya, na primeira eliminatória, a argelina Soraya Hadad, na 2ª Ronda, a tunisina Hajer Barhoumi, nos Oitavos-de-Final e ainda as brasileiras Fabiene Hukuda Strubriter, nos Quartos-de-Final e a já referida Erika Miranda, nas Meias-Finais, que só perdeu por ter levado duas penalizações por falta de combatividade.

Os outros portugueses não tiveram tanta sorte como a líder do ranking mundial; João Pina (-73kg) ganhou, na primeira eliminatória, ao moçambicano Ezequiel Matave, por Yippon em 22 segundos, e na segunda, ao italiano Francesco Bruyere, também por Yippon, mas acabou por ser eliminado nos Oitavos-de-Final após ter perdido frente ao uzebeque Shokir Muminov por Yippon, depois de ter estado a vencer por 3 Yukos a 1.

Pedro Dias (-66kg) começou da melhor maneira ao derrotar o venzuelano Ludwig Ortiz, mas logo na eliminatória seguinte perdeu com o iraniano Arash Miresmaeli, por Yippon. Tal como Pina, o judoca do Algés vencia o combate antes de sofrer a Projecção, por 1 Wazzari e 1 Koka.

Mirasmaeli tem uma história curiosa: nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, o judoca iraniano era claro favorito à medalha de Ouro, mas foi eliminado da prova, não por razões desportivas, mas sim devido à política, pois recusou-se a defrontar um adversário israelita.

Joana Ramos (-57kg) foi logo afastada na primeira Ronda, ao perder com a poderosa e favorita Yvonne Boenisch da Alemanha. Mas a portuguesa deu-lhe bastante luta e só perdeu por decisão dos juizes no final dos 5 minutos de combate, depois de ambas não terem marcado qualquer ponto.

Mais logo, no último dia dos Mundiais, entam em acção João Cardoso (-60kg) e Ana Hormigo (-48kg). O balanço para Portugal até agora é positivo, com uma medalha de Prata e a entrada de duas atletas para o Projecto Olímpico (Yamina Ramirez, que participou num Campeonato do Mundo pela primeira vez, obtendo um nono lugar e Ana Cachola, que ficou na mesma posição que a luso-cubana).


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"